Gêmeos idênticos, criados em um mesmo ambiente, mesmas oportunidades e influência externa, e mesmo assim, extremamente diferentes.
Mesmo que ambos fizessem a mesma dieta e o mesmo treinamento, ainda assim, teriam composição corporal diferentes.
Entretanto, talvez, comparar o estilo de vida diferente de gêmeos idênticos e buscar identificar os impactos desse estilo de vida na saúde, possa ser a forma mais próxima de saber como poderia ser(de forma aproximada) se tivesse uma rotina diferente.
Foi o que esses pesquisadores fizeram (Bathgate et al, 2018)
Exploraram a saúde muscular e o desempenho fisiológico de dois irmãos gêmeos idênticos de 52 anos. Um deles treina esportes de endurance há 30 anos e é treinador em uma escola. Outro é motorista de caminhão e não pratica atividade física.
Irmão treinado tem 94kg enquanto o sedentário 104kg. Ambos apresentavam o mesmo peso de massa livre de gordura, 74kg. OU seja, O sedentário apresentava cerca de 44% a mais de gordura que o irmão treinado.
Em comparação ao sedentário, o irmão treinado apresentou menor massa corporal,menor % de gordura corporal, freqüência cardíaca de repouso menor, pressão arterial inferior, colesterol inferior, triglicérides menor e glicose plasmática menor.
Ou seja, o sedentário apresenta todos os fatores de risco elevados quando comparado ao seu irmão ativo.
Você não precisa de um irmão gêmeo para isso. Fazer seus exames antes e comparar após ter iniciado hábitos saudáveis, já vai mostrar essas diferenças.
O maior resultado deste estudo não tem a ver com os marcadores, até porque, isso parece óbvio. O que precisa ser ressaltado é que dois irmãos diante de uma mesma realidade, com praticamente a mesma genética, apresentam fatores de risco diferentes.
Isso mostra que você é quem constrói sua realidade.
Abs, Lincoln Almeida
Katherine E. Bathgate et al (2018).
Muscle health and performance in monozygotic twins with 30 years
of discordant exercise habits, European Journal of Applied Physiology
https://doi.org/10.1007/s00421-018-3943-7