Um dos erros mais comuns dos atletas de endurance é não realizar uma correta hidratação antes e durante a prova ou treino que irá realizar.
De modo geral, o ideal é que o indivíduo inicie a atividade euhidratado. Para mensurar isto é plausível prestar atenção na sua urina antes da atividade, sendo que esta deve ser de cor pálida e abundante.
Vale ressaltar que caso o indívuduo esteja fazendo suplementação com vitaminas do complexo B e betacaroteno a urina pode ficar mais escura, mesmo que o atleta esteja hidratado.?
Caso o atleta não esteja urinando com frequência ou apresente urina com coloração escura, deve adotar alguma estratégia de hidratação a fim de potencializar o seu rendimento.
É de suma importância consumir sal (sódio) e potássio nas horas anteriores a atividade e inclusive durante, pois muitos eletrólitos são perdidos com o suor, o que pode vir a ocasionar uma hiponatremia, que poderá causar letargia, mal-estar, sede e tontura.
Vale ressaltar que as mulheres estão mais susceptíveis a quadros de hiponatremia.
Em atividades com duração superior a 90 minutos, o atleta deve beber aproximadamente 100-200 ml de líquidos a cada 10-20 minutos, sendo que este líquido pode conter de 6 a 8% de carboidratos em sua composição, além dos eletrólitos sódio e potássio.
É interessante que haja diferentes fontes de carboidrato, como por exemplo: maltodextrina, palatinose, dextrose e waxy maize, pois isso irá potencializar a oxidação dos carboidratos.
Após a atividade deve-se ingerir aproximadamente 150% do líquido total perdido, além de consumir alimentos que contenham uma boa quantidade de carboidratos de fácil digestibilidade e sódio.
Texto do meu amigo @lucas_testoni
abs, Lincoln Almeida