Coca-Zero X Suco Natural

E aí, tudo certo?

Hoje vou falar sobre opções de bebidas,  qual é a melhor qual é a opção, a mais saudável: suco natural de frutas ou então refrigerante diet?

Qual é a melhor opção dentro de uma dieta?

Olha só o primeiro ponto que a gente precisa analisar é o entendimento do que é saudável e o que não é saudável. Se você analisa um suco de laranja, por exemplo,  vai perceber que tem fitoquímicos, vitaminas, são substâncias que auxiliam o seu corpo a desenvolver melhor as suas tarefas metabólicas.

Já o refrigerante zero não tem nenhuma função positiva no seu corpo,  não tem nenhuma ação que possa ser funcional de uma vitamina, ou de alguma substância que vai realmente auxiliar o seu metabolismo. Isso não acontece.

Entretanto, o suco natural, mesmo ele obtendo uma quantidade boa de fitoquímicos e vitaminas, também possui calorias e essas calorias todas vindas de carboidrato, com uma certa quantidade de frutose.

Por outro lado, o refrigerante zero não possui nenhum tipo de caloria, é zero.

A gente começa a observar que pessoas têm uma confusão muito grande com relação a essas duas bebidas, justamente porque o suco natural tem frutose e o refrigerante diet tem adoçante.

Hoje há divulgação excessiva de informações erradas a respeito de frutose, falando que a frutose faz mal, que a frutose leva à gordura no fígado,  que a frutose aumenta os triglicerídeos. Enfim, tem bastante coisa falsa a respeito desse consumo de frutose.

O que a gente sabe, a ciência já mostrou nesse estudo [1] que mostra que o consumo de até 100gramas de frutose no dia não apresentou efeitos adversos, os maiores efeitos colaterais foram gastrointestinais porque não conseguimos absorver tudo, podendo causar flatulências e inchaço. Mas até 100 gramas de frutose no dia não é considerado negativa.

Mas olha só,  100g  é uma quantidade extremamente alta. Um suco de laranja vai ter em média 15 – 20 gramas de frutose uma quantidade muito baixa. A banana, por exemplo, que é uma fruta que tem mais carboidrato comparado à maioria das outras, mesmo assim, a quantidade de frutose dessa banana é de 13 gramas ou seja as frutas de fato elas não apresentam grande quantidade de frutose .

O grande problema da frutose está em consumir em altas quantidades e vindas principalmente naqueles produtos industrializados que tem, por exemplo, um xarope de milho, sorvetes, bebidas açucaradas. Portanto, esses efeitos negativos nunca são isolados, sempre estão acompanhados de um consumo excessivo de calorias e gordura.

A única preocupação de tomar o suco de laranja né com relação as suas calorias, mesmo sendo saudável, possui calorias. Então se está em uma dieta para emagrecer e toma um copo de suco de laranja, esse suco vai ter de 25 a 30 gramas de carboidrato, dependendo da quantidade que você tomar.  Nesse ponto que você deve pensar: 25 a 30 gramas de carboidrato dá para consumir, por exemplo, uma batata doce, banana, arroz, mandioca, pão.. ou seja, alimentos que promovem muito mais saciedade do que um suco.

Nesse caso, visando não ter calorias a mais na dieta, escolher o refrigerante diet é a melhor opção.

Há um preconceito com o consumo de refrigerantes zero, totalmente compreensível. Mas usar do argumento que faz mal para a saúde pode ser extrapolação.

Precisamos primeiro analisar a quantidade, porque os estudos que mostram que o aspartame e outros adoçantes fazem mal, são utilizados doses muito altas em ratos coisa que não acontece com os humanos. Quando a gente vai tomar alguma um cafezinho que coloca adoçante, é duas ou três gotas. O refrigerante zero, também, não apresenta uma quantidade muito alta de adoçantes. Esse estudo [2] mostra que o consumo de adoçante é seguro sim, e esse consumo pode ser muitas vezes um grande aliado tanto no tratamento da obesidade, na perda de peso e também na questão da diabetes, tendo em vista que é um excelente substituto para alimentos doces e bebidas açucaradas.

Mas é preciso ressaltar, que isso é em doses mais baixas e esporádicas. Com certeza se haver o consumo demasiado de coca-cola zero, como já vi muitos tomarem 2 litros por dia, isso trará malefícios principalmente para a microbiota intestinal, podendo aumentar sua inflamação. Mas veja só, tudo em excesso faz mal.

A grande questão de qual é a melhor opção depende do seu objetivo.

Se você quer apenas ser uma pessoa saudável, consumir produtos saudáveis, mais natural, o suco de laranja suco natural de frutas é uma excelente opção para você.

Caso não tenha essa preocupação maior e quer priorizar um objetivo estético ou performance, o refrigerante zero e outras opções zero açúcar são mais interessantes, justamente por  manter consumo de um alimento que é saboroso e que não é tão rico em sódio como dizem, a quantidade de sódio presente no refrigerante é moderada/ abaixo, você deve tomar muito mais cuidado com quantidade de sal você coloca na comida do que a

quantidade de sódio que tem em uma coca zero por exemplo. Então uma é saudável e a outra é indiferente. Você escolhe o que cabe melhor no seu objetivo.

Abraços.

Veja no youtube

2 comentário em “Coca-Zero X Suco Natural

  1. gostei muito do vídeo esrou tomando com a sem açúcar no momento tentando lidar esse ano estou modificando a alimentação diferenciando os dias de descanso e treino como li no seu ebook em breve falarei os resultados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.