Como deixar sua alimentação mais saborosa e mais nutritiva

E aí, tudo certo?

Muitas pessoas ainda tem a percepção que fazer dieta significa comer alimentos sem gosto, ruins, sem sal e mal temperado.

Isso é totalmente errado.

Na verdade, existem diversas maneiras de preparar os alimentos que os deixam extremamente saborosos. Inclusive o famoso frango com arroz ou frango com batata, pode ser preparado e ser uma receita de raspar o prato.

A maneira mais fácil de deixar os alimentos saborosos e também adicionar propriedades funcionais é a utilização de temperos e especiarias.

E é sobre isso que esse post vai tratar hoje.

Vou enumerar 5 temperos com propriedades funcionais que podem melhorar a sua saúde e também deixar os alimentos mais saborosos, começando com a:

Canela: Canela é  muito utilizada em preparações adocicadas e também consumida em forma de chá. O que poucos sabem é que a canela possui um efeito de reduzir a resistência à insulina e também à glicemia. Os estudos mostram que esses efeitos maiores são notados em indivíduos que já apresentam certa resistência à insulina, ou diabetes, porém vale a precaução. Outra função interessante, porém baixa, é seu efeito termogênico.  Atenção também que possui efeito anticoagulante e em excesso pode inclusive levar ao aborto.

Cúrcuma ou Açafrão-da-terra: Esse é um dos meus temperos preferidos. Quando estava lesionado procurei diversos fitoterápicos que pudessem me auxiliar na recuperação, e em todo lugar confiável que procurava, lá estava ela, a Cúrcuma. Uma das especiarias  que possui maior efeito anti-inflamatório e antioxidante. Sendo muito estudada para tratamentos de lesões musculares e até mesmo com coadjuvante no tratamento de artrite, por agir diretamente na redução da LOX-5.

Pimenta-preta: Uma substância presente na pimenta preta, a piperina, é complementar a cúrcuma e a outros nutraceuticos. Isso porque a piperina possui capacidade de aumentar a absorção de outras substâncias, aí fica a recomendação de utilizar cúrcuma e pimenta preta no mesmo preparo. Além disso, pimenta preta apresenta efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, melhora digestão e também sistema circulatório.

Pimenta Caiena: a espécie das pimentas com mais benefícios à saúde. A pimenta caiena apresenta funções anti-inflamatórias e antioxidantes assim como a pimenta preta, porém com uma ação potencial antibacterícida, com efeitos no perfil lipídico, e também auxilia na digestão, sendo bem útil para o tratamento de gases e desconforto intestinal.

Gengibre: Gengibre é famoso por sua ação termogênica, de fato, apresenta uma leve elevação na temperatura corporal que pode levar ao gasto de algumas poucas dezenas de calorias. Mas a sua função mais interessante é a antialérgica, sendo utilizada a centenas de anos por leigos o gengibre tem sua comprovação na estimulação no sistema imunológico, podendo ser utilizado tanto para tratamento de náuseas e cólicas.

Mostarda: Gosto muito da mostarda pois pode ser utilizada tanto sua folha, sementes e até mesmo o molho de mostarda. Sim esse que você encontra no mercado, possui poucos ingredientes, maioria é apenas mostarda. Apenas se atentar a quantidade de sódio, há marcas com baixíssimo teor. A mostarda ajuda na digestão, protege o fígado e possui propriedades antioxidantes também e rica em vitaminas.

[EXTRA]: Orégano: Eu gosto muito do sabor do orégano, sempre deixa as refeições com uma lembrança de pizza. O orégano é muito interessante de ser utilizado também, por suas funções antissépticas e levemente diuréticas. As substâncias  carvacrol e timol diminuem a atividade dos microrganismos, usado inclusive para manter os alimentos sem estragar por mais tempo.

Esses são meus 6 temperos preferidos e os quais utilizo no dia a dia. Sempre quando for preparar algum alimento pense em como pode enriquece-lo nutricionamente, você vai conseguir isso adicionando temperos e especiarias. Lembre-se, prefira os temperos in natura, mas caso não goste ou não encontre existe sim alguns condimentos saudáveis como pimentas e também mostarda.

Abraços, Lincoln Almeida

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