CrossFit: Por que emagrecer primeiro?

Como devem ter percebido, é recorrente eu postar as opiniões e metodologias do Ben Bergeron (@BenBergeron). Ben tem 7 títulos do CrossFit Games como coach, incluindo Katrin e Fraser. Então, acho que tem muito a nos ensinar.

No último podcast postado em seu canal do Youtube com o título “Fueling the CrossFit Athlete | Chasing Excellence”, Ben fala sobre as estratégias nutricionais para atletas de CrossFit e expõe um ponto interessante:
Não pense em performance se você tem mais de 11% de gordura corporal se homem ou mais de 16% se mulher. Primeiro, direcione seu treinamento e nutrição para baixar essa porcentagem, depois você treina pensando em rendimento… ㅤ “Se você tem 10kg de massa gorda sobrando estará sempre em desvantagem não importa o quão bom você seja, é como competir usando um colete de 10kg”.
“Quando fazemos um planejamento para performance, pensamos em dar o combustível necessário para nosso corpo realizar determinada tarefa e se recuperar disso. O que é diferente quando falamos em perda de gordura”
Obviamente, durante o processo de perda de gordura, se elaborado por um profissional competente que controle bem as calorias pensando no longo prazo, o individuo vai melhorar seu rendimento. Mas isso vai ser limitado, óbvio, pois está em déficit calórico. Existem diversas formas de medir o percentual de gordura, mas nenhuma é extremamente exata, podendo variar entre 2% e 4% dependendo da metodologia. Para facilitar, Ben sugere:

“Veja seu abdômen. Todos os atletas do CrossFit Games possuem 6 pack e isso não é por bonito”
A imagem ilustra, o que seria isso, mais ou menos para homem. Claro, o post aqui é direcionado para o pessoal mais avançado. Mas fica a dica do Ben, se está estagnado há muito tempo nos seus treinos, considere sua nutrição. Você pode estar com muita gordura e fazendo os WODs com um colete de gordura. Ou então, pode estar com baixa gordura, mas não consumindo combustível suficiente para realizar o trabalho.

 

Abs, Lincoln Almeida.

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