Efeitos ergogênicos da Amônia

O objetivo do estudo citado foi investigar a influência de inalantes de amônia na potência corporal inferior e na força isométrica máxima em homens treinados.

Vinte homens experientes treinados em resistência foram testados quanto ao poder de salto contramovimento, força máxima e taxa de pico de desenvolvimento de força.

As avaliações foram realizadas usando um inalador de amônia (AI), um placebo (PL), ou sem inalantes (N).

Análise unidirecional de variância (ANOVA) com medidas repetidas foi usada para comparar o desempenho de força e potência entre os diferentes ensaios. Um aumento significativo na taxa de pico de desenvolvimento de força foi detectado após o uso de IA.

Não foram observados efeitos significativos do ensaio para a força máxima e salto contramovimento.

Os resultados mostraram um potencial efeito ergogênico da IA ??na taxa de desenvolvimento de força (saída de força explosiva), com uma tendência para uma melhoria na produção de força máxima.

O mecanismo de ação pode estar relacionado à ação estimulatória da IA, frequentemente relatada pelos atletas como um efeito psíquico.

Sendo assim uma vantagem em esportes de força máxima, e por isso muito utilizado no powerlifting, weightlifting e strongman.

Cuidado, o cheiro é forte.

Abs, Lincoln Almeida

Obrigado pela indicação do artigo @Lucas_testoni

1- Acute Effects of Ammonia Inhalants on Strength and Power Performance in
Trained Men. Sandro Bartolome et al

2- Scott R. Richmond, Adam C. Potts, Joseph R. Sherman. The Impact of Ammonia Inhalants on Strenght Performance in Resistence Trained Males. Journal of Exercise Physiologyonline, 2014.

3 – Send to J Strength Cond Res. 2017 Feb 13. doi: 10.1519/JSC.0000000000001854. [Epub ahead of print]
Ammonia inhalation does not increase dead lift one-repetition maximum in college-aged male and female weightlifters.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *