Não importa o seu conhecimento, se não sabe comunicá-lo, ele é irrelevante.

A comunicação é o maior triunfo que as pessoas possuem. A evolução da nossa espécie é toda pautada no desenvolvimento da comunicação.

Por meio da comunicação conseguimos expressar o que estamos sentindo, o que necessitamos, o que precisamos que o outro faça.

Conseguimos instigar a curiosidade, a imaginação do outro e fazer com que ele tenha uma visão de resultados futuros.

A competência em comunicação permite criar nos outros um desejo de mudança, uma compreensão de processos e um comprometimento para mudança de seus hábitos se baseando em tudo aquilo que você, como comunicador expressou.

Não importa o seu conhecimento. Não importa o quão bom seja em técnicas dietéticas, análise de exames, compreensão de comportamento se você não sabe como comunicar isso.

Ao não ter uma boa oratória ou um texto com expressividade, você mata completamente qualquer competência técnica que possui.

Do que adianta conhecer tudo sobre nutrição esportiva e suas rotas bioquímicas se não for capaz de fazer com que o paciente/cliente atinja seus objetivos?

Do que adianta todo esse conhecimento se o sujeito pega um protocolo perfeito, tenta inserir esse na sua vida e falha?

Falha e não volta mais a falar com o nutricionista/médico que o passou esse protocolo simplesmente por se sentir fracassado. Por medo de ser julgado:

“ora, se o profissional é tão bom e eu não consegui, o problema sou eu”.

Para todo indivíduo que chega em um consultório é preciso estabelecer objetivos alcançáveis e com uma visão clara do processo e esforço que esse objetivo demanda.

O profissional concede uma ferramenta extremamente complexa para o paciente (por mais que seja um papel com o que precisa comer no dia a dia, isso não é fácil de se fazer) , que se não tiver um manual de instrução claro e assertivo e com um suporte de “tira dúvida” direto… essa ferramenta será inútil.

Já percebeu que a comunicação consegue vender qualquer coisa. É possível vender absolutamente qualquer coisa com o marketing correto.

O marketing consegue criar desejos que o sujeito jamais tinha pensado antes. Algo totalmente desnecessário passa a ser objeto de desejo, simplesmente porque a comunicação foi capaz de tocar em alguma emoção.

Agora imagina o seu pode como profissional da saúde. Você não precisa criar desejo algum.

Você tem um sujeito que PRECISA da sua ajuda, que QUER a sua ajuda porém NÃO CONSEGUE sozinho.

Não é um papel com uma descrição do que comer que vai ajudá-lo.

Ora, se ele quer, precisa e busca um profissional para ajudar, e mesmo assim não tem resultado… Onde está o problema?

O fato é simples… Muitos profissionais entregam um caminho. Mas não mostram como lidar com os contratempos, as escalas e os atrasos. Entregam um caminho sem mencionar o quão recompensador, feliz e poderoso é o destino.

É como vender uma passagem aérea sem falar que o sujeito está indo para a Disney.

Abs, Lincoln Almeida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *