Antioxidantes

Durante a atividade física, há uma demanda maior de oxigênio. Com isso, há também uma maior liberação das espécies reativas de oxigênio, ou radicais livres, desencadeando um processo chamado de stress oxidativo. Isso se dá ainda mais em provas longas e de atividade aeróbica, como corridas, maratonas e afins. Mas mesmo nos exercícios de caráter anaeróbio, como o CrossFit, quando realizados em alta intensidade, esse processo também pode ocorrer. Por outro lado, devido exercícios moderados e regulares, o organismo aumenta suas defesas antioxidantes.

Por definição, radicais livres são espécies químicas que possuem um ou mais elétrons (radicais) não pareados na camada de valência (livres). Fibras musculares, de modo geral, são mais expostas à oxidação no período após o exercício em relação ao momento do stress físico.

E daí?
E daí que essas substâncias são altamente instáveis e reativas e podem provocar lesão e morte celular, inibição da síntese proteíca, de nucleotídeos e de ácidos graxos.

Os antioxidantes previnem ou retardam o stress oxidativo e existem em dois tipos: os enzimáticos, que são próprios do organismo e os não enzimáticos. Um ambiente inflamado e oxidado é imossupressor.

Os não enzimáticos são obtidos através dos alimentos e/ou de suplementos.
Alimentos fontes de vitaminas A, C e E, carotenóides como o licopeno e minerais como o zinco e selênio, fornecem antioxidantes importantes para o combate ao stress oxidativo.

Importante ressaltar que o excesso de antioxidantes pode prejudicar a adaptação fisiológica proporcionada pelo exercício físico. Dessa forma, é interessante periodizar o consumo de antioxidantes de acordo com o treinamento. Colocando essas substâncias em períodos onde o foco maior é a recuperação. Seja nas semana que antecedem uma competição, com o objetivo de chegar menos inflamado e sem dores. E/ou nas semanas que sucedem a competição, afim de acelerar a recuperação do stress causado nos dias do campeonato.

 

Texto em parceria com Bernardo Lima – @bernardolimads

REF:
– LAIves, Stephen J. et al. “Effects of a Combined Protein and Antioxidant Supplement on Recovery of Muscle Function and Soreness Following Eccentric Exercise.” Journal of the International Society of Sports Nutrition 14 (2017): 21. PMC. Web. 13 July 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.