Colágeno Hidrolisado x Colágeno UC-II

No tecido humano foram identificados 28 tipos diferentes de colágeno, sendo cerca de 25% de toda a proteína do corpo.

Em forma de suplementos há pelo menos 10 tipos. Os mais conhecidos são o colágeno hidrolisado e Colágeno não-desnaturado Tipo II (UC-II) são duas formas diferentes de colágeno com objetivos e funções completamente diferentes.

A principal diferença entre eles é que colágeno hidrolisado não funciona e o UC-II parece promissor.

O colágeno hidrolisado é normalmente utilizado para fins estéticos, principalmente melhora na pele.  Entretanto, o colágeno é uma proteína que ao ser consumida é quebrada em aminoácidos, ou seja, não vai para sua pele, nem para articulação. Tem seu destino igual as demais proteínas que consome na dieta.

Colágeno hidrolisado é um fornecedor de aminoácidos, muito fraco por sinal, porque não é uma proteína completa, apresentando baixo teor de aminoácidos essenciais e não possuindo triptofano, um aminoácido essencial.

Na forma de creme para a pele, também não é absorvido pois a molécula de colágeno é muito grande e ao passar o creme o colágeno ficará espalhado sobre o tecido epitelial.

Para aumentar a quantidade de colágeno é preciso fornecer nutrientes para que próprio corpo faça sua síntese, como proteínas completas (com todos os aminoácidos essenciais; obs: colágeno hidrolisado não fornece isso), Vitamina C, Vitamina A e E. Cremes antioxidantes e hidrantes também ajudam.

A síntese de colágeno é feita por meio do aminoácido essencial Lisina e do não-essencial prolina.

Portanto, a lisina é obtida por meio da dieta  e a prolina é sintetizada pelo corpo humano como resultado do metabolismo de outro aminoácido, o glutamato.

A prolina e a lisina são hidroxiladas, e a catálise dessa reação depende do ácido ascórbico (Vitamina C) , para assim forma hidroxilisina e hidroxiprolina.

Resumindo, seu corpo sintetiza colágeno e não o absorve. Forneça nutrientes para isso.

Mas a idade está aí para todos. Para quem deseja resultados maiores, tratamentos estéticos são mais recomendados;

Com relação ao UC-II, é resultado de um processo patenteado que visa conservar a tripla hélice do colágeno do esterno do frango, ou seja, não é desnaturado e é preservado durante absorção. Essa formulação é utilizada no tratamento de problemas de tecido cartilaginoso.

Mas a suplementação com UC-II não visa repor o colágeno que liga as células nas cartilagens, a tripla hélice mantém a região antigênica que desativa células T Killer, e inibe a produção de colagenase, uma enzima que degrada o colágeno.

Para isso, os efeitos são notados com doses baixas, entre 40 e 50mg já são suficientes para sinalização anti-inflamatória.

O UC-II é uma fórmula patenteada, e muitos dos seus estudos também. Porém, a maioria, tanto patenteados quanto não patenteados apresentam resultados interessantes em indivíduos saudáveis com leve incomodo/dor articular e mais contraditórios em casos de lesões mais graves.

Além disso, há bons relatos práticos, inclusive, em conjunto com Glicosamina e Condroitina, que também são contraditórios.

Abs, Lincoln Almeida.

 

Lugo et al Undenatured type II collagen (UC-II®) for joint support: a randomized, double-blind, placebo-controlled study in healthy volunteers J Int Soc Sports Nutr. 2013; 10: 48. Published online 2013 Oct 24. doi: 10.1186/1550-2783-10-48

Bagchi et al. EFFECTS OF ORALLY ADMINISTERED UNDENATURED TYPE II CHICKEN COLLAGEN AGAINST ARTHRITIC INFLAMMATORY PATHOLOGIES: A MECHANISTIC EXPLORATION. Int J Clin Pharmacol Res. 2002;22(3-4):101-10.

Bioquímica Ilustrada de Harper – cap.50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *