FAQ – Perguntas Frequentes

Cansaço mental pós-treino atrapalhando os meus estudos, que alimento pode ajudar?

O treino gasta bastante energia e estudar também. Se você treina e já vai entrar direto para os seus estudos, possivelmente se sinta mais cansado e não tenha o mesmo desempenho que teria se tivesse acordado pela manhã e fosse estudar. Além disso, quando você faz uma refeição pós-treino, normalmente, sua refeição tende a ser mais volumosa e isso leva a estimulação da insulina, e insulina alta também leva a uma letargia. Então você fica cansado e letárgico. Bom, o ideal seria que você desse um tempo entre o fim do seu treino e o início dos seus estudos. Umas 2 horas seria já interessante para você recuperar.

CrossFit gera hipertrofia?

O que manda na hipertrofia é o tipo de treinamento que você faz, a nutrição vem como subsídio para o que você está fazendo. O treino precisa ser com pesos e resistido, de forma a levar microlesões que necessitem ser reparadas, e desta forma gerar hipertrofia.  O que você não pode querer comparar é, por exemplo, um cara que faz CrossFit com alguém faz musculação. Obviamente, aquela pessoa que faz musculação vai ter uma hipertrofia muito maior devido ao tipo de treino que ela está exigindo. Eu lembro de uma entrevista que mostraram o Ben Smith em 2015, quando ele foi campeão do Crossfit Games. Ele esteticamente falando, aparentava como uma pessoa que se exercitava normalmente na academia, 3 vezes por semana, pelo físico dele mas era o campeão crossfit games e por isso, teoricamente o homem mais bem condicionado do mundo. É possível ter hipertrofia com Crossfit, mas a estética sempre vai ser uma consequência do tipo de treinamento você está fazendo. A partir do momento que você começa a trazer a sua estética como objetivo principal, acaba perdendo muito rendimento.

 Como dormir bem?

Muito vem se falando a respeito da importância do sono, tanto para melhora no desempenho, estética, controle da compulsão alimentar. Quando você dorme melhor, permite seu corpo se recuperar e permite você de ter um controle melhor também dos alimentos mais calóricos. A primeira coisa que eu falaria para você dormir é investir na higiene do sono, que é preparar um ambiente tranquilo, sem tecnologias, com uma leitura agradável, mas uma leitura que não seja motivacional, isso porque causa euforia e possivelmente atrapalhe o sono. Vale investir em alguns chás e fitoterápicos, como passiflora e valeriana, ou até mesmo melatonina.

Como saber o que comer tendo em vista que cada WOD é diferente?

Em um mundo perfeito seria interessante sim, fazer a alimentação dependendo do tipo do treino, isso porque tem alguns treinos de CrossFit duram 35 minutos que é uma intensidade de menor, e tem outros que possuem 15 minutos e 10 minutos  uma intensidade muito maior. Teoricamente, você deveria mudar as calorias, mas a gente não vive no mundo perfeito, o que eu falo é manter a mesma alimentação todos os dias. Mantém a base. A partir do momento que você ter essa base, quando abrir o aplicativo que mostra o seu treino, quando ter contato com a sua planilha, já consegue entender quando terá que comer mais e quando você tem que comer menos. Então a esta é uma semana que vai ter uma diminuição do volume de Treinamento, se eu venho comendo x, agora vou comer x – 10 porque vai ter uma diminuição desse treinamento. Por outro lado, se eu percebi que tem uma semana bem pesada de treinos, eu aumento um pouquinho a quantidade de carboidrato.

 Tenho dificuldade em ganhar massa magra. Refeições líquidas ajudam?

Sim, ajudam. Mas aí eu volto a ressaltar o que eu disse na pergunta anterior. Antes experimentar refeições líquidas, você precisa saber o quanto está comendo e essa quantidade precisa ser hipercalórica, com superávit energético, estar comendo mais do que  está gastando. “Eu preciso comer 3000 calorias mas eu não consigo comer que que eu faço?” Aí você tem algumas alternativas, como incluir alimentos mais calóricos, com baixo volume de alimento e mais calorias, como tapioca, pasta de amendoim, ovos. Eu deixaria para o último caso hipercalóricos, a não ser que você tenha uma dificuldade de absurda ganhar peso, mas até mesmo nesses casos eu fico com pé atrás porque não é muito produtivo, é sempre mais produtivo trabalhar com comida, com alimentos mesmo, por exemplo, se você coloca banana com aveia e Whey Protein em uma pasta de amendoim você vai ter uma refeição bem calórica e saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.