Mulher e Lesão: Fatores de Risco

Um vídeo que chama bastante atenção tem circulado com a imagem de uma mulher subindo a corda no Crossfit e sofrendo uma fratura no úmero. Troquei uma ideia com meu amigo e ortopedista Thairon vou resumir nossa conversa para chamar a atenção das meninas com relação a nutrição e treinamento.

Lesões são passíveis de ocorrer em qualquer esporte, a gravidade e frequência vão depender da intensidade, volume de treino, movimentos inadequados, dieta e a falta de descanso adequado. Ou seja, esta lesão específica não é frequente no Crossfit e pode estar muito mais associada as características do atleta que ao próprio esporte.

Sobre a lesão, dois pontos serem discutidos.
Movimento de rotação que gerou grande força torsional no úmero e fratura na transição entre o 1/3 médio que é mais grosso e o distal que é mais fino, se tornando um ponto de fraqueza desse osso.

FRATURA POR ESTRESSE: São secundárias à sobrecarga crônica do osso, a uma predisposição anatômica somadas a força de aceleração e desaceleração no membro acometido.

Tanto homens quanto mulheres estão sujeitos a lesões por estresse, porém as mulheres são mais acometidas. Mulheres são mais acometidas por estresse físico e psicológico gerado pelo excesso de treino, falta de descanso adequado, dietas inadequadas e a grande pressão psicológica tanto para manter um físico “padrão” quanto para conseguir bons resultados.
Esse ambiente leva há uma série de alterações no eixo hormonal feminino, culminando com aumento de cortisol, queda de estrogênio, testosterona e outros hormônios anabólicos. Essas alterações levam a TRÍADE principal:


Distúrbios alimentares
Amenorreia
Osteoporose

A Tríade pode resultar em um declínio do desempenho físico, um aumento da morbidade clínica e psicológica, fraturas por estresse e até um aumento da mortalidade em atletas.

Se você se identificou com algum dos fatores de risco acima, procure corrigi-los para continuar treinando bem e de forma saudável.

Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.