Ortorexia

O termo é recente, criado em 1997 pelo médico Steven Bratman,autor do livro Health Food Junkies. ⠀⠀
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Pessoas que possuem fixação por alimentação saudável a ponto de criticarem de maneira pejorativa os hábitos alimentares daqueles que não estão dentro dos padrões que eles consideram corretos. Mesmo muitas vezes sendo uma alimentação saudável, mas por ter alimentos tipo leite, frutas, carboidratos…

Geralmente essas pessoas seguem “gurus” que espalham informações distorcidas e sem embasamento científico (e quando tem embasamento é totalmente sem validade, como por exemplo dar a um rato uma dose cavalar de aspartame (equivalente  a 2 mil latas de refrigerante por dia para uma pessoa) e afirmar que esse adoçante causa câncer. Pode não ser a melhor coisa do mundo, mas convenhamenos, né?

Ortorexia já é considerado por alguns médicos como um transtorno alimentar, mesmo ainda não estando no Manual de Psiquiatria – DSM. Espera-se que seja incluído na próxima edição. ⠀
Geralmente são pessoas que evitam eventos sociais para não comer, por essas e outras sofrem problemas de ansiedade e depressão. Não confiam como outras pessoas preparam o alimento. Que a unica coisa que engorda é carboidrato e pico de insulina. ⠀
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
No fim das contas, a grande problemática por trás da Ortorexia é a falta de conhecimento. Procure um nutricionista para te ajudar e esqueça os gurus.

 

Abs, Lincoln Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.